A Escola
Localizada em Florianópolis (Santa Catarina), A Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica é a primeira escola de palhaços do Sul do Brasil. Com idealização e direção de Pepe Nuñes e coordenação de Vanderleia Will, a Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica é um projeto que busca oferecer uma formação integral na arte do palhaço, abarcando também o aprendizado e aperfeiçoamento com profissionais habilitados nas áreas de circo, música, dança, divulgação, produção, iluminação e sonorização e uma vivência no Circo da Dona Bilica.
Proposta
poética do palhaço
O ofício do palhaço reside na liberdade de se permitir ser o que verdadeiramente se é, e de fazer os outros se espelharem e rir de si mesmos na confiança de estarem rindo do palhaço. E isso requer uma grande coragem. É um exercício de generosidade e risco, às vezes difícil, penoso e doloroso, mas sempre libertador, pois, se provocar o riso é a base da profissão, ativar o pensamento é a ambição e o fim.
busca pelo estado de palhaço
Com a criação de um clima de confiança e brincadeira, busca-se o reconhecimento, aceitação e aproveitamento das "zonas errôneas" frágeis e ridículas de cada um, possibilitando a descoberta, por parte de cada aluno, de seu próprio "estado" de Palhaço.
formação integral
Tradicionalmente, o palhaço é o "faz-tudo"do Circo. Essa capacidade de desempenhar várias funções e dominar diversas habilidades é muito importante para o palhaço até os dias de hoje. Por isso, a Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica oferece uma formação integral na arte da palhaçaria, abarcando também o aprendizado e aperfeiçoamento com profissionais habilitados nas áreas de circo, música, dança, divulgação, produção, iluminação e sonorização.
construção colaborativa
A Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica traz uma metodologia fundamentada na construção colaborativa de novos conhecimentos e troca de saberes, tendo como foco a formação, qualificação e aperfeiçoamento de artistas no ofício do palhaço. Aos alunos é dada a abertura para explorar, compartilhar e aprofundar seu processo de aprendizagem com os outros colegas através da carga horária optativa, que abarca grupos de estudo, espaço de ensaio e treinamento.
uma escola viva
A Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica é uma escola viva. Isso significa que o aprendizado se dá não somente através de oficinas e aulas regulares com profissionais habilitados, mas também através da vivência nas atividades Circo da Dona Bilica, possibilitando ao aluno entender na prática todas as facetas que envolvem seu trabalho de palhaço.
público: nosso maior mestre
O maior mestre de um palhaço é o seu público. Com isso em mente, a Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica preza muito pela prática e, portanto, incentiva seus alunos à prática da apresentação. Para isso, são propostas diversas atividades que possibilitam ao aluno estar frente a frente com o público, são elas saídas de rua, intervenções, apresentações em espetáculos no Circo da Dona Bilica e, ao final, criação e apresentação do espetáculo de formatura.
Estrutura
A Escola de Palhaços acontece no Circo da Dona Bilica, um empreendimento da companhia Pé de Vento Teatro que tem como anfitriões a Dona Bilica, a famosa “manezinha”, interpretada pela atriz Vanderléia Will, e seu marido o palhaço, diretor e formador, Pepe Nuñez. Inaugurado em agosto de 2013, o circo é a materialização de um projeto amadurecido ao longo de dez anos, e hoje serve de palco permanente para as atrações da Cia Pé de Vento bem como para as mais diversas manifestações artísticas e culturais da cidade e de outras partes do país e do mundo. Com 1.404 m2, a estrutura inclui teatro equipado com caixa preta, iluminação cênica e sonorização, além de restaurante, loja de conveniências e estacionamento.
Toda essa estrutura traz aos alunos da Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica uma experiência única de formação, que oferece, além de um equipado local para ensaio e treinamento, a interação e o intercâmbio com os artistas que visitam o Circo da Dona Bilica, bem como possibilita um espaço para apresentações ao público.

