top of page

Primeira Turma de Palhaços

A primeira estapa da Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica foi realizada entre março e setembro de 2015, no Espaço Cultural Circo da Dona Bilica, em Florianópolis/SC. Foram seis meses de aprendizado, com carga horária de 20 horas semanais, em que os 23 alunos selecionados participaram de aulas regulares de diversas disciplinas, bem como de oficinas de diversos mestres da palhaçaria.

 

 

 

 

 

 


 

Aulas Regulares

Durante os 4 primeiros meses, os alunos contaram com aulas regulares de diversas disciplinas que contribuiram para sua formação enquanto palhaço e artista.

Palhaçaria
Palhaçaria com Pepe Nuñez
Aéreos
Aéreos (Trapezio, tecido, lira)
com Diogo Vaz Franco
Técnicas
Circenses
Malabares, acrobacia de chão, equilíbrios com Dale Circo
Dança
Dança com Gil Farias
Luz e Som
Iluminação Cênica, Sonorização Cênica, Eletricidade e Manutenção de Equipamentos
com Marco Ribeiro
Manutenção
   de Lona
Manutenção de Lona e Segurança no trabalho no Circo
com Juarez
Música
Musica com Alegre Correa
Produção
 e Design
Redes Sociais, Mala Direta, Elaboração de Projetos, Divulgação , Assessoria imprensa com Fernanda Will

Oficinas com os Mestres

Uma vez a cada mês, a Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica recebeu Mestres da Palhaçaria que ministraram, para os alunos da Escola, oficinas intensivas de 20 horas. As oficinas foram as seguintes:

 

  • “Mágica Cômica para Palhaços” por Felipe Thiago Teixeira da Silva, “Mágico Rossiní”, Rio de Janeiro 25, 26 e 27 de Março

 

  • "Reality Game Grand Cirque du Messiê Loyal" - por Marcio Libar, Libarte Produções (Rio de Janeiro) 20, 21 e 22 de Abril

 

  • “Palhaços & Músicos Excêntricos” Richard Riguetti, Palhaço Café Pequeno, Grupo Off-Sina  (Rio de Janeiro) 13, 14 e 15 de Maio

 

  • “O Palhaço e Sentido Cômico do Corpo” por Ricardo Puccetti - Lume Teatro, “Palhaço Teotônio” (São Paulo)  08, 09 e 10 de Junho. 

 

  •  “Criação e ou Direção de Números” por João Carlos Artigos, “Palhaço Seu Flor” - Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro) 08, 09 e 10 de Julho.

 

 

Direção de Números

Os dois últimos meses foram dedicados à direção de números individuais e em duplas dos alunos. A direção foi feita por Pepe Nuñez, e os resultados foram apresentados no Espetáculo de Formatura.

Espetáculos e Intervenções

Durante o período da Escola foram construídos e apresentados dois espetáculos como resultado das oficinas de Richard Riguetti e João Carlos Artigos, além do espetáculo de Formatura, apresentado ao final do curso com a direção de Pepe Nuñez.

 

Alguns alunos também participaram de outros espetáculos do Circo da Dona Bilica, como "Parabéns", "Deusas do Riso" e "Noites Imprevisíveis".

 

Além disso, foram realizadas saídas de rua, intervenções no espaço do Restaurante Don Pepe e produção de vídeos para web.

Frutos

Além de toda a bagagem artística adquirida ao longo desses seis meses, que possibilitou aos alunos um crescimento notável na arte da palhaçaria, cada aluno saiu do processo com um número individual e autêntico, que, além de valor artístico, já possui valor mercadológico, de maneira que pode comercializado e apresentado em diversos festivais e eventos.

 

Alguns dos alunos que cursaram esses seis meses da Escola de Palhaços continuaram no Circo da Dona Bilica como residentes e hoje fazem parte da Incubadora de Jovens Talentos, projeto que dá continuidade ao processo de aprendizagem iniciado na primeira etapa da Escola.

Mídia

Como era de se esperar em um projeto desse porte, a mídia impressa e televisiva acompanhou a Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica durante esses primeiros seis meses. Confira aqui o material produzido sobre essa experiência.

Quero Mais!!!

  • Acesse a galeria de fotos e vídeos da primeira Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica e veja tudo que aconteceu durante essa etapa!

 

 

Telefone

(048) 3206-7941




 

bottom of page